espírito de um superesportivo dentro de um carro para levar os filhos, a família e ser confortável? Sim, é possível!

Você teve filhos e tem uma vida ativa. Agora você precisa de um carro que carregue seus descendentes e também a prancha de surf. No entanto, você não quer comprar um sedã careta porque a vida é muita curta para ser “normal”. Então, por que não partir logo pra um SUV esportivo? Aqui temos duas ótimas opções: o italiano Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio (ainda não vendido no Brasil oficialmente) e o alemão Porsche Macan Turbo (com pacote Performance).

Pelos números

Tanto o Alfa quanto o Porsche vão muito bem na parte de ter “grandes números” de desempenho. A Alfa acertou em colocar o 2.9 V6 turbo do Giulia Quadrifoglio em seu novo SUV. O resultado é um monstro de 510 cv e 61,1 kgfm de torque, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos e alcançar os 274 km/h.

Do outro lado, o Porsche adota um motor maior, o 3.6 V6 turbo, que gera 440 cv, menos que o Alfa. Só que o torque é um pouco maior, com 61,2 kgfm. O 0 a 100 km/h leva 4,4 segundos e irá acelerar até os 272 km/h. No entanto, tem outro grande número que vale a pena comentar: peso.

O Porsche pesa quase duas toneladas, enquanto o Alfa marca 1.850 kg na balança. Os números do alemão são grandes, mas talvez sejam grandes nos lugares errados.

Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio VS Porsche Macan Turbo Performance Pack

Qual o mais bonito?

Quando paramos para olhar os dois, o Alfa vence o Porsche com facilidade. Enquanto o carro alemão é bem bonito sozinho, o Stelvio faz ele parecer bem simples quando colocamos os dois lado a lado.

As linhas retas do Porsche e o visual “Sou parecido com o 911” são legais. Porém, basta olhar para as linhas mais agressivas do Alfa para entender o quanto tempo ficaram para criar seu design. Só os faróis já mostram que a história é outra no Stelvio, conversando melhor com o visual da grade frontal.

Convivendo com eles

Ambos tem muita potência para oferecer e um tem visual bem melhor do que o outro, mas como é conviver com eles? O sistema multimídia do Porsche pode não ser o de última geração da marca (o Panamera é mais avançado), mas funciona bem, é intuitivo e não trava. Já o da Alfa… é melhor nem comentar muito. Porém, o carro italiano vem com um console central mais limpo, enquanto o alemão ainda está preso na enorme quantidade de botões do passado. Passa até uma sensação ruim de que é um carro mais barato e menos equipado do que seu rival.

Há espaço suficiente nos porta-malas de ambos. O Porsche tem 500 litros, subindo para 1.500 l com os bancos traseiros rebatidos. Já o Alfa conta com 525 l, que podem ser aumentados para 1.600 l.

No entanto, o Stelvio tem alguns problemas práticos, pois olhar pelo vidro traseiro é um desafio. É tão pequeno que não faria diferença se tivesse só uma placa de metal ao invés de vidro, e girar a cabeça para olhar nos seus pontos cegos é inútil – a estilosa linha do vidro traseiro cria um ponto cego enorme que não pode ser evitado. Mais conservador, o Macan tem boa visibilidade, embora seu vidro traseiro também seja quase tão pequeno quanto do Stelvio.

Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio VS Porsche Macan Turbo Performance Pack

 

Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio VS Porsche Macan Turbo Performance Pack
Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio VS Porsche Macan Turbo Performance Pack

 

Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio VS Porsche Macan Turbo Performance Pack

 

Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio VS Porsche Macan Turbo Performance Pack

Hora de acelerar

Ter números é uma coisa, andar bem é totalmente diferente. O ronco do Alfa joga-o para frente de uma maneira bem preocupante – você simplesmente não espera que algo tão grande e alto vá se mover tão rapidamente. Enquanto o Porsche não pareça mais lento, o drama que o Quadrifoglio faz com todo o ronco do motor faz com que o italiano pareça uma máquina mais excitante. Claro, o Macan faz um barulho gostoso, mas fica bem atrás comparado ao Alfa.

O Stelvio tem um acelerador bem sensível, enquanto qualquer movimento faz uma grande diferença, dando uma qualidade agressiva que o Macan não tem. Os carros da Porsche são todos desenvolvidos para também encararem um pouco de pista e, por isso, todos são competentes na direção. Enquanto o Alfa parece um pouco animado demais, o Porsche é balanceado, tranquilo e fácil de dirigir rápido sem perder a compostura. O alemão responde melhor do que o poderoso Alfa. E, nas mãos certos, ambos podem até brincar com algumas derrapadas…

Se você prefere algo mais divertido, ambos são bons, mas o Alfa se sobressai.

E o vencedor é…

O Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio. Não é por ser um carro melhor – tem defeitos fortes – mas porque é mais divertido. Ele mostra que carros podem ser bem barulhentos e ainda te fazer sorrir como um maluco, como os esportivos de antigamente. É difícil recomendar o Alfa a não ser como seu “carro de estimação”, o tipo de carro que você não compra pensando na revenda, mas sim porque você sabe que irá adorá-lo e que não irá querer largá-lo tão cedo…

Você teve filhos e tem uma vida ativa. Agora você precisa de um carro que carregue seus descendentes e também a prancha de surf. No entanto, você não quer comprar um sedã careta porque a vida é muita curta para ser “normal”. Então, por que não partir logo pra um SUV esportivo? Aqui temos duas ótimas opções: o italiano Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio (ainda não vendido no Brasil oficialmente) e o alemão Porsche Macan Turbo (com pacote Performance).

Pelos números

Tanto o Alfa quanto o Porsche vão muito bem na parte de ter “grandes números” de desempenho. A Alfa acertou em colocar o 2.9 V6 turbo do Giulia Quadrifoglio em seu novo SUV. O resultado é um monstro de 510 cv e 61,1 kgfm de torque, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos e alcançar os 274 km/h.

Do outro lado, o Porsche adota um motor maior, o 3.6 V6 turbo, que gera 440 cv, menos que o Alfa. Só que o torque é um pouco maior, com 61,2 kgfm. O 0 a 100 km/h leva 4,4 segundos e irá acelerar até os 272 km/h. No entanto, tem outro grande número que vale a pena comentar: peso.

O Porsche pesa quase duas toneladas, enquanto o Alfa marca 1.850 kg na balança. Os números do alemão são grandes, mas talvez sejam grandes nos lugares errados.

Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio VS Porsche Macan Turbo Performance Pack

Qual o mais bonito?

Quando paramos para olhar os dois, o Alfa vence o Porsche com facilidade. Enquanto o carro alemão é bem bonito sozinho, o Stelvio faz ele parecer bem simples quando colocamos os dois lado a lado.

As linhas retas do Porsche e o visual “Sou parecido com o 911” são legais. Porém, basta olhar para as linhas mais agressivas do Alfa para entender o quanto tempo ficaram para criar seu design. Só os faróis já mostram que a história é outra no Stelvio, conversando melhor com o visual da grade frontal.

Convivendo com eles

Ambos tem muita potência para oferecer e um tem visual bem melhor do que o outro, mas como é conviver com eles? O sistema multimídia do Porsche pode não ser o de última geração da marca (o Panamera é mais avançado), mas funciona bem, é intuitivo e não trava. Já o da Alfa… é melhor nem comentar muito. Porém, o carro italiano vem com um console central mais limpo, enquanto o alemão ainda está preso na enorme quantidade de botões do passado. Passa até uma sensação ruim de que é um carro mais barato e menos equipado do que seu rival.

Há espaço suficiente nos porta-malas de ambos. O Porsche tem 500 litros, subindo para 1.500 l com os bancos traseiros rebatidos. Já o Alfa conta com 525 l, que podem ser aumentados para 1.600 l.

No entanto, o Stelvio tem alguns problemas práticos, pois olhar pelo vidro traseiro é um desafio. É tão pequeno que não faria diferença se tivesse só uma placa de metal ao invés de vidro, e girar a cabeça para olhar nos seus pontos cegos é inútil – a estilosa linha do vidro traseiro cria um ponto cego enorme que não pode ser evitado. Mais conservador, o Macan tem boa visibilidade, embora seu vidro traseiro também seja quase tão pequeno quanto do Stelvio.

Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio VS Porsche Macan Turbo Performance Pack

 

Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio VS Porsche Macan Turbo Performance Pack
Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio VS Porsche Macan Turbo Performance Pack

 

Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio VS Porsche Macan Turbo Performance Pack

 

Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio VS Porsche Macan Turbo Performance Pack

Hora de acelerar

Ter números é uma coisa, andar bem é totalmente diferente. O ronco do Alfa joga-o para frente de uma maneira bem preocupante – você simplesmente não espera que algo tão grande e alto vá se mover tão rapidamente. Enquanto o Porsche não pareça mais lento, o drama que o Quadrifoglio faz com todo o ronco do motor faz com que o italiano pareça uma máquina mais excitante. Claro, o Macan faz um barulho gostoso, mas fica bem atrás comparado ao Alfa.

O Stelvio tem um acelerador bem sensível, enquanto qualquer movimento faz uma grande diferença, dando uma qualidade agressiva que o Macan não tem. Os carros da Porsche são todos desenvolvidos para também encararem um pouco de pista e, por isso, todos são competentes na direção. Enquanto o Alfa parece um pouco animado demais, o Porsche é balanceado, tranquilo e fácil de dirigir rápido sem perder a compostura. O alemão responde melhor do que o poderoso Alfa. E, nas mãos certos, ambos podem até brincar com algumas derrapadas…

Se você prefere algo mais divertido, ambos são bons, mas o Alfa se sobressai.

E o vencedor é…

O Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio. Não é por ser um carro melhor – tem defeitos fortes – mas porque é mais divertido. Ele mostra que carros podem ser bem barulhentos e ainda te fazer sorrir como um maluco, como os esportivos de antigamente. É difícil recomendar o Alfa a não ser como seu “carro de estimação”, o tipo de carro que você não compra pensando na revenda, mas sim porque você sabe que irá adorá-lo e que não irá querer largá-lo tão cedo…


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