Faixas de pedestre em 3D buscam diminuir acidentes envolvendo pedestres

A eficácia destas faixas, no entanto, ainda não foi comprovada por estudos

Uma iniciativa no trânsito tenta reduzir os acidentes envolvendo pedestres. Pinturas de faixa de pedestre em três dimensões pelo mundo tentam chamar atenção para a importância desta sinalização para a redução de atropelamentos. Países como China, Índia, Geórgia e mais recentemente a Islândia aderiram a ilusão de ótica. As informações são do G1.

Conforme informou a agência de notícias chinesa Xinhua, em Chengdu, pedestres perceberam que os veículos passam com menor velocidade nas faixas com pintura em 3D. A eficácia destas faixas, no entanto, ainda não foi comprovada por estudos.

Dados da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) dizem que um pedestre tem menos de 20% de probabilidade de morrer caso seja atropelado por um automóvel a menos de 50km/h. No entanto, este pedestre, se atropelado por um carro a 80 km/h, passa a ter aproximadamente 60% de probabilidade de não resistir.

A mesma organização ainda indicou que 22% das mortes do trânsito são envolvendo pedestres, o que ainda não é um dado que assegure que as faixas em 3D possam gerar mudanças definitivas nesse contexto, já que os motoristas podem se acostumar com a inovação e deixarem de reduzir a velocidade diante da sinalização.

Fonte: O POVO


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/6/f3/21/issoenoticiaal/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353