Importação de algodão pela Índia dispara com baixa produção

País é o maior produtor mundial da fibra. Queda na oferta indiana pode favorecer exportações do Brasil para mercado asiático.

 

Aumenta a safra de algodão nas lavouras do Maranhão — Foto: Reprodução/TV MiranteAumenta a safra de algodão nas lavouras do Maranhão — Foto: Reprodução/TV Mirante

Aumenta a safra de algodão nas lavouras do Maranhão — Foto: Reprodução/TV Mirante

As importações de algodão pela Índia devem avançar 80% ante um ano atrás, com a produção podendo cair ao menor nível em nove anos por conta de poucas chuvas em áreas importantes de plantio, afirmou uma autoridade da indústria à Reuters nesta quinta-feira (7).

Maiores importações do maior produtor mundial de algodão podem sustentar os preços globais, operando próximo de seu menor valor em mais de um ano.

A queda na oferta indiana pode ajudar rivais como Estados Unidos, Brasil e Austrália a ampliarem exportações para asiáticos, como China, Bangladesh e Paquistão.

“A produção não é suficiente para satisfazer o consumo local. A partir de março as importações vão avançar”, declarou Atul Ganatra, presidente da Associação de Algodão da Índia (CAI, na sigla em inglês).

O país pode importar 2,7 milhões de fardos no ano comercial de 2018/19, que termina em 30 de setembro, alta de 1,5 milhão de fardos em relação a um ano atrás, informou.

Empresas importaram 548 mil fardos até o fim de janeiro, de contratos totais de 1 milhão de fardos assinados até agora no ano comercial corrente, disse Ganatra.

As importações de algodão da Índia são principalmente de Estados Unidos, Brasil e Egito.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/6/f3/21/issoenoticiaal/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353