Prefeita do interior de AL vai precisar provar que sabe ler para ficar no cargo

Teste está marcado para a manhã da próxima segunda-feira, na sede do TRE, em Maceió.

Está marcada para a manhã de segunda-feira, às 10 h, na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL), em Maceió, o teste que pode comprovar se a prefeita eleita da cidade de Novo Lino, Luciana Maria Ferreira (PSDB), mais conhecida como “Lúcia de Vasco”, é analfabeta. O teste é mais uma fase do processo que tramita na Justiça Eleitoral que questiona a capacidade da tucana de gerir o município sem saber ao menos ler e interpretar.

Contra a gestora, pesa a denúncia de que a mesma não sabe ler e nem escrever. De acordo com o TRE, o teste – considerado mais uma diligência do processo em questão -, será conduzido pelo desembargador eleitoral Gustavo de Mendonça Gomes.

Apesar de questionado, o tribunal não revelou quais serão os critérios utilizados pela Justiça Eleitoral para considerá-la ou não analfabeta. Sabe-se, porém, que o teste será nos mesmos moldes do que foi aplicado ao hoje deputado federal Tiririca (PR), que passou no exame e já exerce seu segundo mandato.

O pedido que pode resultar na cassação da gestora municipal foi apresentado pela candidata derrotada nas eleições de 2017, Marcela Gomes de Barros (PSC). Em manifestação que consta no processo, o Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria Regional Eleitoral em Alagoas, deu parecer favorável à cassação.

No parecer do Ministério Público Eleitoral, a procuradora regional substituta Aldirla Pereira de Albuquerque alega que “as provas contidas nos autos demonstram que a recorrida não possui grau de conhecimento da escrita e leitura suficiente para ser considerada alfabetizada, haja vista o péssimo rendimento no teste realizado”.

Fonte:Alagoas24Horas


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/6/f3/21/issoenoticiaal/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353