Evento acontece tradicionalmente há nove anos durante a programação do novembro negro
Com cinco dias de celebração à resistência e maravilhas da cultura afro-brasileira, o Saurê Palmares inicia a programação de 2023 nesta sexta-feira (10). Este ano, o evento ocorrerá simultaneamente com o Vamos Subir a Serra, na Praça Multieventos.
Fazendo parte do calendário da Prefeitura de Maceió há nove anos, o Saurê Palmares reforça o Vamos Subir a Serra para potencializar a visibilidade dos artistas e afroempreendedores da cidade. Em dois palcos, desta sexta-feira até a terça-feira (14), será possível conhecer o trabalho de afoxés, maracatus, bandas afro e muito mais.
Pela tenda, no palco Dandara, passarão os artistas do Maracatu Yá Dandara, Grupo Cultural Inaê com as performances de Carlos Rodrigues, Lucélia Tayná e Leide Serafim Olodum, banda Afro Dendê, Jairon Queiroz, Afoxé Oju Omin Omorewá, Afoxé Odô Iyá, banda Afro Zumbi e Samba de Roda K’Posubetá.
Na área externa ficará o palco Kizomba, por onde passarão o Coletivo Afro Caeté, banda Afro Mandela, Roda de Samba com Igbonan Rocha e Samba de Nêgo, banda Afro Afoxé, Samba da Periferia, Coração de Mainha, Sambalelê, Wellington Pinheiro e Val Ohana, Pagode da Naná, Alice Gorete e Vibrações.
O presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural, Myriel Neto, ressaltou a importância dos eventos afro para Maceió e reafirmou a realização da Festa das Águas, que acontece em dezembro, e do Xangô Rezado Alto, em fevereiro.
“Sabemos da importância cultural e histórica do movimento afro dentro de Maceió e nosso compromisso enquanto gestão é mostrar que Maceió é massa sem racismo, sem intolerância religiosa e eventos como o Saurê Palmares, que há anos está no nosso calendário, e o Vamos Subir a Serra, além de tornar os artistas negros protagonistas, também proporciona momentos de aprendizado para os maceioenses”, disse ele.
Para o secretário da Semce, Dr. Cleber, com eventos como o Saurê Palmares e Vamos Subir a Serra é possível tornar Maceió cada vez mais uma cidade sem preconceitos e inclusiva.
“O evento Saurê Palmares, aliado ao Vamos Subir a Serra, representa não apenas uma celebração da resistência afro-brasileira, mas também um compromisso contínuo de Maceió em promover a diversidade cultural e a valorização dos artistas e empreendedores negros. Através dessas iniciativas, reafirmamos a força de uma cidade plural e livre de preconceitos, em que a arte e a cultura se tornam pontes de conhecimento e inclusão.” disse o secretário de Cultura e Economia Criativa de Maceió.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
PRAÇA DANDARA – ESPAÇO CULTURAL ZUMBI DOS PALMARES
PRAÇA MULTIEVENTOS – PAJUÇARA
10 DE NOVEMBRO
16H – MARACATU YÁ DANDARA
17H – GRUPO CULTURAL INAÊ
PERFORMANCE – CARLOS RODRIGUES, LUCÉLIA TAYNÁ E LEIDE SERAFIM OLODUM
11 DE NOVEMBRO
15H – AFRO DENDÊ
18H – JAIRON QUEIROZ
12 DE NOVEMBRO
16H – PALCO ABERTO
18H – OJU OMIN OMOREWÁ
13 DE NOVEMBRO
18H – AFOXÉ ODÔ IYÁ
14 DE NOVEMBRO
16H – AFRO ZUMBI
18H – SAMBA DE RODA K’POSÚBĘTÁ
15 DE NOVEMBRO
18H – COCO DE RODA DO PAI ALEX
PALCO KIZOMBA ARTE, CULTURA E GASTRONOMIA AFROINDÍGENA
PRAÇA MULTIEVENTOS – PAJUÇARA
10 DE NOVEMBRO
20H – COLETIVO AFROCAETÉ
21H – AFOXÉ POVO DE EXÚ
11 DE NOVEMBRO
19H – AFRO MANDELA
20:30H – RODA DE SAMBA COM IGBONAN ROCHA & SAMBA DE NÊGO E CONVIDADOS
12 DE NOVEMBRO
19H – AFRO AFOXÉ
20:30H – SAMBA DA PERIFERIA
13 DE NOVEMBRO
19H – CORAÇÃO DE MAINHA
20:30H – SAMBALELÊ
14 DE NOVEMBRO
19H – WELLIGTON PINHEIRO E VAL OHANA
20:30H – PAGODE DA NANÁ
15 DE NOVEMBRO
19H – ALICE GORETE
20:30H – VIBRAÇÕES
créditos: alagoas 24 horas.