Volkswagen Nivus será maior, mas ficará abaixo do T-Cross

“SUV-cupê” chegará ao mercado brasileiro até julho com motor 1.0 turbo e piloto automático adaptativo. Porta-malas terá 415 litros, mais do que o “irmão” mais caro.

Volkswagen revelou nesta quarta-feira (15) mais imagens e detalhes do Nivus, que chega no primeiro semestre mesmo com a pandemia do coronavírus. Ainda sem preços, o modelo ficará entre o Polo e o T-Cross, mas apostará em tecnologias de segmentos superiores.

Para garantir o posicionamento intermediário e a “popularização” de recursos tidos como premium, uma limitação precisou ser feita: todas as configurações serão equipadas exclusivamente com motor 1.0 turbo.

A motorização entrega até 128 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque, e será sempre acompanhada do câmbio automático de 6 marchas.

Volkswagen Nivus — Foto: Divulgação/VolkswagenVolkswagen Nivus — Foto: Divulgação/Volkswagen

Volkswagen Nivus — Foto: Divulgação/Volkswagen

Questionada pelo G1 sobre a exclusividade mecânica, a marca disse que quem desejar motorizações menores pode optar pelo Polo (com os 1.0 e 1.6 aspirados) e, maiores, pelo T-Cross (como o 1.4 turbo).

‘Mini-SUV-cupê’ do Polo

O formato de cupê, que já atingiu até o Porsche Cayenne e sugere mais esportividade, é um dos recursos vindos de segmentos premium.

Como mostram as novas imagens, o modelo terá aparência mais arredondada em relação aos demais SUVs da marca. Na traseira, as lanternas serão unidas. Ele será o primeiro a adotar o novo logo da marca no Brasil.

Por causa das linhas, o Nivus será maior e mais baixo do que o T-Cross. Serão 4,27 metros de comprimento (contra 4,20 m do “irmão”) e 1,49 metro de altura (contra 1,57 m). A distância entre-eixos será de 2,57 metros, a mesma do Polo. Todos compartilham a plataforma modular MQB.

Silhueta do novo Volkswagen Nivus — Foto: DivulgaçãoSilhueta do novo Volkswagen Nivus — Foto: Divulgação

Silhueta do novo Volkswagen Nivus — Foto: Divulgação

O destaque fica para o porta-malas de 415 litros – maior do que os 373 do primeiro nível do T-Cross, do que os 300 litros do Polo e do que os 393 litros do Chevrolet Tracker, principal novidade entre os SUVs compactos.

Todos os ajustes de direção e suspensão serão próprios para o Nivus, assim como o eixo traseiro, de maior rigidez torcional em relação ao Polo. Também em comparação com o hatch, a suspensão será elevada em 1 centímetro. As rodas serão de liga leve de 17 polegadas.

Tecnologias do andar de cima

A Volkswagen ainda não detalhou as versões do Nivus, mas garantiu que todas serão equipadas de fábrica com controle de estabilidade, bloqueio eletrônico de diferencial, assistente de partida em rampas e sistema XDS+, que auxilia na trajetória de curvas em altas velocidades.

Outros itens tecnológicos estarão disponíveis, porém, estes deverão variar de acordo com os níveis de acabamento. Entre eles estão faróis e lanternas de LEDs, piloto automático adaptativo, frenagem de emergência, frenagem automática pós-colisão e alerta de distância do veículo à frente.

Volkswagem Nivus terá nova central multimídia e sistema 'VW play' — Foto: DivulgaçãoVolkswagem Nivus terá nova central multimídia e sistema 'VW play' — Foto: Divulgação

Volkswagem Nivus terá nova central multimídia e sistema ‘VW play’ — Foto: Divulgação

Uma imagem divulgada há pouco mais de um mês revelou também a existência de sistema semi-autônomo de estacionamento e start-stop.

O Nivus também será o responsável por inaugurar um inédito sistema de entretenimento da marca, batizado de VW Play, com streaming e outros serviços ainda não revelados.

Do Brasil para a Europa

Com produção em São Bernardo do Campo (SP), o Nivus será o primeiro modelo totalmente desenvolvido na América do Sul que também será produzido e comercializado na Europa.

O mercado brasileiro será o primeiro a receber o modelo, ainda no primeiro semestre deste ano. A partir do segundo semestre, será a vez dos demais países sul-americanos. De acordo com a marca, a pandemia do coronavírus não deve afetar os planos.

Volante do Volkswagen Nivus — Foto: ReproduçãoVolante do Volkswagen Nivus — Foto: Reprodução


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/6/f3/21/issoenoticiaal/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353