CAPS Rostan Silvestre reabre dia 13 com atendimento ampliado

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II Doutor Rostan Silvestre passa por uma reforma de ampliação e será reaberto integralmente na próxima terça-feira (13), às 9h30. Por conta dos últimos reparos nas obras, excepcionalmente nestas quinta (08) e sexta-feira (09), a unidade não fará nenhum atendimento. Os pacientes foram todos antecipadamente avisados.

A unidade, localizada na Jatiúca, passará a funcionar com a capacidade ampliada, saindo do atendimento de CAPS tipo II para o II. No local são atendidos pacientes adultos com transtornos mentais severos e persistentes, em especial autistas. Durante os três meses da reforma, eles continuaram a receber atendimento psiquiátrico, médico e também contaram com o serviço de farmácia para a entrega de medicamentos.

Funcionando há dez anos, o CAPS Rostan Silvestre era até então do tipo II, ou seja, uma unidade com equipe técnica mínima para o atendimento de trinta pacientes por turno, tendo como limite máximo 45 pacientes/dia, em regime intensivo. A equipe é composta por seis profissionais de nível superior e outros seis de nível médio.

“Agora, ao passar a ser CAPS do tipo III, funcionará das 7h às 22h, diariamente, incluindo feriados e finais de semana. Em 2017, a unidade vai oferecer atendimento 24h. O local ofertará retaguarda clínica e acolhimento noturno, ficando limitados há sete dias corridos ou dez dias intercalados em um período de trinta dias”, explicou o diretor administrativo do CAPS, Breno Medeiros.

A equipe técnica mínima será composta por oito profissionais de nível superior e oito de nível médio. Para o período de acolhimento noturno, em plantões de 12 horas, a equipe deve ser composta de três técnicos ou auxiliar de enfermagem e um profissional de nível médio. Nos plantões de final de semana ou feriado, nas 12 horas diurnas nos sábados, domingos e feriados a equipe deve ser composta de um profissional de nível superior, três técnicos ou auxiliares técnicos de enfermagem e um profissional de enfermagem.

Durante o período que perdurou a reforma da unidade, os profissionais já existentes foram capacitados para atender nos três turnos de funcionamento. Segundo a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Tereza Tenório, essa capacitação é justamente para adaptá-los ao horário ampliado, que já deve acontecer no próximo ano.

A unidade conta com uma equipe multidisciplinar composta por três psicólogos, quatro psiquiatras, um fisioterapeuta, um pedagogo, dois terapeutas ocupacionais e dois fonoaudiólogos.

Os usuários também participam de atividades semanais como oficinas de fotografia, desenho e artesanato, educação física e alongamento, caminhada na areia da praia.

Quem procura a unidade passa por uma triagem onde é feita uma anamnese. Depois disso, o paciente fica para o acolhimento, onde receberá a atenção da equipe de profissionais e dos grupos existentes, além da indicação medicamentosa para a situação específica.

No caso de não necessitar do acolhimento, o paciente receberá a indicação do remédio que necessita para tratar o seu caso. “Aqui temos uma farmácia com os medicamentos indicados para os tratamentos psiquiátricos. Então, se for necessário, o paciente faz cadastro e pega o remédio com a periodicidade prescrita pelo médico”, explica Breno Medeiros.

Fonte: Secom Maceió

Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/6/f3/21/issoenoticiaal/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353