Cientistas criam combinação de técnicas que permite controlar os sonhos

SYDNEY — Pesquisadores da Universidade de Adelaide, na Austrália, descobriram que uma combinação de técnicas é capaz de aumentar as chances de as pessoas terem “sonhos lúcidos”, onde elas têm consciência de que estão sonhando e conseguem controlar o desenrolar dos sonhos.

Os sonhos lúcidos são conhecidos há séculos e existem inúmeras técnicas que dizem ser capazes de induzí-los, mas estudos anteriores resultaram em baixas taxas de sucesso. Agora, uma equipe liderada por Denholm Aspy conseguiu combinar algumas delas para melhorar os resultados. O experimento foi conduzido com três grupos, que testaram três técnicas diferentes e a combinação delas.

A primeira técnica é chamada “teste de realidade”, que consiste em checar várias vezes ao dia se a pessoa está ou não sonhando. A ideia é manter a consciência de que não se trata de um sonho e, dessa forma, treinar o cérebro a realizar o mesmo procedimento automaticamente também durante os sonhos.

A segunda consiste em acordar após cinco horas de sonho, ficar acordado por um curto período, e depois voltar a dormir. O objetivo é alcançar o estado REM novamente, quando os sonhos acontecem.

A terceira técnica é uma variação da segunda: acordar após cinco horas de sono e, enquanto acordado, tentar se lembrar do sonho que estava tendo antes de voltar a dormir, e repetir a frase: “a próxima vez que eu sonhar, eu vou lembrar do sonho”.

Dos 169 voluntários que participaram do experimento, 49 usaram os três métodos simultâneamente, e 53% deles conseguiram ter ao menos um sonho lúcido em uma semana. E dos que conseguiram dormir dentro de cinco minutos após completar a terceira técnica, sonhos lúcidos aconteceram em 46% das tentativas.

— A terceira técnica funciona no que chamamos “memória prospectiva”, que é a capacidade de lembrar de fazer coisas no futuro — explicou Aspy. — Repetir a frase de que você irá lembrar que está sonhando forma uma intenção na sua mente de que irá, de fato, lembrar quando estiver sonhando.

O objetivo dos pesquisadores é não apenas alimentar a curiosidade das pessoas, mas estudar possíveis benefícios dos sonhos lúcidos, como o tratamento de pesadelos recorrentes e a melhoria de habilidades pelo ensaio no ambiente dos sonhos.

Fonte: MSN


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/6/f3/21/issoenoticiaal/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353