Com menos um, ASA arranca empate em Natal e passa para a 2ª fase da Série C

Fantasma de Alagoas sempre esteve atrás do placar para construir placar de 2×2 com ABC. No fim, foi beneficiado com 0x0 entre Remo e América-RN

Jogando praticamente um tempo inteiro com menos um porque o lateral-esquerdo Igor foi expulso aos 5 minutos da etapa complementar, o ASA conseguiu um suado empate de 2×2 com o ABC jogando esta noite no Estádio Frasqueirão, em Natal, e também com o empate sem gols entre Remo e América-RN, em Belém, conseguiu a classificação para a segunda etapa do Campeonato Brasileiro da Série C.

O ASA, que nas últimas rodadas só fez empatar, encerrou a sua participação na fase classificatória em quarto lugar, com 26 pontos, enquanto que seu concorrente direto – Remo – atingiu um ponto a menos. Já o ABC foi o segundo colocado do grupo A. Somou os mesmos 30 pontos do Foraleza, mas perdeu a primeira posição para o tricolor cearense nos critérios de desempate. O terceiro colocado desta chave foi o botafogo-PB, com 28 pontos.

Agora vem a disputa no sistema mata-mata e na segunda fase o ASA vai enfrentar o Guarani, primeiro colocado do grupo B com 38 pontos. Serão dois jogos no sistema de ida e volta, e se o ASA se classificar estará de volta à Série B do Campeonato Brasileiro em 2017.

Como foi

A partida começou com dois gol relâmpagos. O ASA tomou a iniciativa, mas no primeiro ataque, aos 7 minutos, o ABC abriu o placar com o armador Echeverria, que viria a ser o artilheiro do jogo com dois gols. O lateral-esquerdo Alex Ruan bateu lateral para o atacante Nando e este, ao perceber a aproximação do paraguaio, fez a assistência. Antes de finalizar em gol, Echeverria ainda deu um corte em marcador. Só que um minuto após o ASA chegou ao empate, num lance importante para demonstrar que estava no jogo. O avanço foi pela esquerda até que o atacante Rafael, já dentro da pequena área adversária, ao receber o passe tocou de primeira para deixar tudo igual: 1×1.

O ASA seguiu com mais posse de bola e esteve para virar aos 19 minutos graças a uma escorregada do zagueiro Tiago Sala mas que o arqueiro Edson corrigiu ao praticar segura defesa.

O ABC cresceu de produção a partir dos 25 minutos ao corrigir a marcação no setor direito. Além disso, o time do ASA já forçava o passe. Aos 31 minutos o time alencarino pôde ter pulado novamente à frente do placar. Nando, que serviu Echeverria na abertura do placar, agora foi retribuído, driblou o zagueiro Willames José e já dentro da grande área do Gigante finalizou e a bola passou muito perto da trave esquerda defendida pelo goleiro Thiago Braga, que se limitou a apenas torcer.

O 2º tempo começou com o ASA mais uma vez tomando a iniciativa e com Reinaldo Alagoano obrigando o goleiro Edson a fazer mais uma arrojada defesa. Porém, aos 5 minutos a situação se complicou com a expulsão do lateral-esquerdo Igor. O atleta, que nem estava de amarelo, era o último homem da marcação e impediu o avanço do atacante Erivelton. A falta foi na meia-lua do campo do ASA e o atleta arapiraquense tomou o cartão vermelho de forma direta.

Este lance fez com que o ABC se lançasse de vez ao ataque. Afinal, estava diante de seu torcedor e a vitória poderia lhe garantir a liderança do grupo A se o Fortaleza ficasse no empate com o Botafogo-PB, como foi o que ocorreu. E a superioridade numérica acabou dando resultado aos 32 minutos. Michel, que substituiu Naldinho, avançou em velocidade até dar o passe para Nando. Este, ao perceber a aproximação de Echeverria, dá assistência para o autor do primeiro gol, que não desperdiça.

Sempre atrás no placar, o time do ASA não desistiu de buscar a classificação para a segunda fase

FOTO: CORTESIA

Como a derrota eliminava o ASA, o treinador Paulo Foiani decidiu deixar seu time mais ofensivo ao trocar o volante Jorginho pelo meia-atacante Jean Carlos. Isso foi logo após os 40 minutos, quando o ABC administrava a vantagem e já dava a vitória como certa. Inclusive, aos pôde ter “fechado o caixão” do ASA em cobrança de escanteio executada por Echeverria e que o zagueiro Tiago Sala, de cabeça, finalizou para a bola raspar o travessão do ASA.

Como quem não faz leva, aos 43 o ABC sofreu novo gol de empate. O ASA puxou contra-ataque pela direita e o meia João Paulo, deslocado pela extremidade do campo, percebeu que Reinaldo Alagoano acompanhava o lance serviu ao artilheiro da equipe na Série C 2016, agora com oito gols e que desta vez não desperdiçou, dando números finais à partida: 2×2. Mais que isso, foi o gol que, no final das contas, levou o ASA para a segunda fase do Campeonato Brasileiro da terceira divisão, apesar de nas últimas quatro partidas só conseguiu três empates.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/6/f3/21/issoenoticiaal/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353