Enem: primeiro dia de prova com grande movimentação em Maceió

O sábado, 05, começou movimentado para os estudantes que se prepararam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, que será aplicado em todo Brasil hoje e amanhã (06).

Durante os dois dias do Enem, a previsão é que  mais de 136 mil estudantes alagoanos realizem as provas que acontecem em 347 escolas públicas da capital e do interior. As provas deste sábado devem ser resolvidas em quatro horas e meia e as questões englobam ciências humanas e ciências da natureza.

No domingo, os candidatos realizam as provas de Linguagens e códigos, e matemática, ambas com 45 questões, e também preparam uma redação, com tema proposto pela organização da prova.

Um dos locais de prova que reuniu o maior número de estudantes na capital alagoana foi o Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa), no bairro do Farol. Por lá, a circulação de funcionários de cursinhos, estudantes, ambulantes e responsáveis pelo Enem teve início logo cedo.

Antes das 11h  da manhã já era possível observar centenas de alunos aguardando a abertura dos portões. Também era possível observar muitos estudantes correndo para entrar nas unidades de ensino antes que os portões fossem fechados ao meio-dia. Alguns se apressaram para não ficar de fora do exame. Já outros chegaram atrasados e perderam a chance de realizar as provas do Enem.

Elba Clarice, mãe da estudante Kauanne Clarice, contou ao Alagoas 24 Horas que sua filha chegou a tempo e concorre a uma vaga no curso de Publicidade.  ”Moro no Tabuleiro do Martins e chegamos cedo. Resolvi ficar esperando minha filha terminar a prova, pois estou muito nervosa e ansiosa. Por conta disto, não quis ir para casa e vou ficar esperando em frente a escola mesmo”, contou.

Quem não teve a mesma sorte foi o estudante, Almir Júnior, que mora no Conjunto Cruzeiro do Sul, parte alta da cidade, e chegou à Escola Princesa Izabel, seu local de prova, minutos após os portões da serem fechados. “Demorei para sair de casa e ainda peguei trânsito na Avenida Fernandes Lima. Espero que o meu caso sirva de lição para aqueles que saem em cima da hora para realizar a prova. Agora, é estudar e esperar o próximo ano”, contou Almir Júnior. 

Ambulantes

Izabelle Targino/Alagoas 24 HorasEnem (30)

Com o intuito de fazer um ‘dinheirinho’ extra, diversos ambulantes chegaram aos locais de provas bem cedinho. A expectativa é que consigam vender seus produtos e fature  um bom dinheiro.

De acordo com a ambulante Ana Paula, que vende no Cepa água, caneta, pipoca, refrigerante e suco, o movimento foi fraco, mas espera que o valor arrecadado seja bom até a saída dos estudantes da prova. “Sempre coloco  a barraquinha durante os vestibulares, mas hoje a venda não é o que estávamos esperando. Esperamos que melhore no final da prova”, disse Ana Paula.

Ocupações

Ao todo, 7.929 candidatos – o equivalente a 5,52% do total de inscritos – não poderão prestar o exame neste fim de semana em virtude das ocupações de escolas estaduais, campi do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), que também são locais de prova.

Para estes candidatos, as provas foram remarcadas para os dias 3 e 4 de dezembro, conforme recomendação do Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

 

Izabelle Targino/Alagoas 24 HorasEnem (26)

 

 

 

 

 

 

Fonte: Alagoas24horas


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/6/f3/21/issoenoticiaal/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353