Interdição de rodovia: bugueiros bloqueiam AL 101 norte contra fiscalização

Membros da Associação dos Bugueiros de Maragogi (ABM) interditaram na manhã desta sexta-feira (28) os dois sentidos da rodovia AL-101 Norte, nas proximidades de Rio dos Paus, distrito de Peroba, em Maragogi.

Impedidos pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto de Meio Ambiente (IMA), o local é tido como de proteção ambiental e a circulação e veículos prejudica a desova de tartarugas na praia além de trazer danos ambientais a mata. A restrição foi publicada no Diário Oficial do Estado em junho deste ano após diversas denúncias de veículos que transitavam na região sem qualquer cuidado com meio ambiente.

Desde então, os dois órgão multaram 16 proprietários de buggys em R$ 36.108,00. Mas a multa é contestada pelos manifestantes que alegam perseguição.

De acordo com o conselheiro da ABM, Heleno Silva, o “Leno”, os associados exigem a presença do diretor-presidente do IMA, Gustavo Lopes, e do chefe da APA Costa dos Corais, Iran Normande. Eles afirmam que estão há 15 dias sem atividade e com a proximidade da alta temporada temem perder o “ganha pão” retirado em quase 20 anos de atividade na praia.

No local, o trânsito segue bloqueado nos dois sentidos da via. A situação se agrava com a chegada do feriado. Na manhã de hoje a intensidade de turistas aumenta significativamente nos litorais, o que pode trazer prejuízos financeiros ao Estado.

IMA

Os bugueiros de Maragogi fizeram um protesto, hoje (28) de manhã, por causa da proibição dos passeios na faixa de areia da praia, determinada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), tendo como base o plano de manejo da APA Costa dos Corais e decisão do Conselho Gestor. Há pouco tempo o ICMBio multou cerca de 15 bugueiros por trafegar na faixa de areia. A ação teve apoio do IMA, Batalhão de Polícia Ambiental e Polícia Federal. Depois disso, os técnicos do IMA se reuniram com representantes do grupo para encontrar uma alternativa, o traçado de uma nova rota. Mas, pouco tempo depois, o setor de fiscalização recebeu a denúncia de que o grupo estava abrindo uma estrada numa área com vegetação de restinga.

Por isso, a associação recebeu uma multa. Mesmo assim, houve a abertura para ajudar no que fosse possível. Foram feitas duas vistorias no local e três reuniões com os bugueiros para encontrar uma solução. Ontem (27) a tarde, era para ter sido assinado um Termo de Ajustamento de Conduta para solucionar o problema da multa e definir os passos para autorizar a nova rota, considerando o que determina a legislação ambiental. Infelizmente o grupo não quis assinar e hoje de manhã realizou o protesto, interditando a AL 101 Norte.

O diretor-presidente do IMA, Gustavo Lopes, tem se colocado a disposição do diálogo e mantido as portas do órgão abertas para o grupo e seus interlocutores. A próxima reunião será na terça-feira.

Fonte: Alagoas24horas


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/6/f3/21/issoenoticiaal/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353