Mark Zuckerberg diz que críticas de presidente da Apple sobre o Facebook são ‘simplistas’

Tim Cook criticou a forma como o Facebook ganha dinheiro após escândalo de vazamento de dados de 50 milhões de usuários. Zuckerberg disse que publicidade é necessária para lançar serviço democrático.

Por Agencia EFE

 

Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, em conferência, no mesmo dia em que foi testemunha em processo por suposto roubo de tecnologia. (Foto: Stephen Lam/Reuters)Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, em conferência, no mesmo dia em que foi testemunha em processo por suposto roubo de tecnologia. (Foto: Stephen Lam/Reuters)

Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, em conferência, no mesmo dia em que foi testemunha em processo por suposto roubo de tecnologia. (Foto: Stephen Lam/Reuters)

O presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, considerou “simplistas” as críticas feitas pelo presidente da Apple, Tim Cook, após o polêmico caso de vazamento de dados de milhões de usuários da rede social por uma empresa de consultoria em marketing, segundo uma entrevista divulgada pelo portal “Vox”.

Cook criticou a estratégia do Facebook para ganhar dinheiro com a informação dos usuários em um evento organizado por “Recode” e “MSNBC” na quarta-feira passada e afirmou que a Apple poderia conseguir “muito dinheiro” se o cliente fosse seu “produto”, o que a empresa “escolheu” não fazer.

Perguntado sobre o que faria se estivesse na pele do presidente do Facebook, que está sendo investigado pelo acesso da Cambridge Analytica à informação de 50 milhões de usuários em 2015, Cook respondeu: “Não estaria na sua situação”.

Zuckerberg argumentou em podcast divulgado nesta segunda-feira (2) que ao “construir um serviço para ajudar a conectar todo o mundo, há muita gente que não pode se permitir pagar”.

“Ter um modelo respaldado pela publicidade é o único modelo racional que pode sustentar a construção deste serviço para que chegue ao povo”, acrescentou.

Tim Cook, CEO da Apple, durante conferência na Califórnia (Foto: REUTERS/Stephen Lam)Tim Cook, CEO da Apple, durante conferência na Califórnia (Foto: REUTERS/Stephen Lam)

Tim Cook, CEO da Apple, durante conferência na Califórnia (Foto: REUTERS/Stephen Lam)

O cofundador do Facebook disse considerar as críticas de Cook “simplistas”: “Acho que esse argumento não se sustenta, e de forma alguma nos importa, é extremamente simplista e nada alinhado com a verdade”.

“Se você quer construir um serviço que não sirva só aos ricos, então necessita ter algo no qual as pessoas possam se permitir”, insistiu Zuckerberg, ao citar Jeff Bezos, CEO da Amazon, que ao lançar os leitores Kindle distinguiu empresas que “trabalham duro para cobrar mais” e outras que buscam cobrar menos.

“Não acho que isso signifique que as pessoas não importam para nós. Pelo contrário, acho que é importante não ter síndrome de Estocolmo e deixar que as empresas que trabalham duro para cobrar mais te convençam que realmente se importam mais com você, porque isso soa ridículo para mim”, analisou.

O Facebook, cujo serviço é gratuito para os usuários, mas utiliza publicidade baseada nos dados coletados, está sendo investigado pelas autoridades americanas e britânicas após as revelações sobre a Cambridge Analytica e se encontra no meio de um amplo debate sobre o alcance da privacidade na internet.

ESCÂNDALO DO FACEBOOK


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