Exposição fotográfica ‘Encruzilhada’ é gratuita e segue no Misa até o próximo dia 30 de janeiro

O Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), no bairro do Jaraguá, em Maceió, está recebendo, até o próximo dia 30 de janeiro, a exposição “Encruzilhada – Um encontro com o povo da rua”, da fotógrafa Carolina Thalassa, com curadoria de Dayane Fidelis.
A exposição propõe um mergulho sensível e respeitoso no universo de Exú, Pombagira e Mestres da Jurema, entidades fundamentais das religiões de matriz africana, frequentemente cercadas por estigmas e preconceitos. Por meio da fotografia, “Encruzilhada” revela essas figuras como forças de movimento, transformação e equilíbrio, guardiãs dos caminhos e dos encontros entre o mundo material e o espiritual.
ROMPENDO ESTIGMAS
Segundo a fotógrafa Carolina Thalassa, o projeto nasce do desejo de romper estigmas e registrar a espiritualidade a partir do respeito e da vivência nos terreiros.
“Meu objetivo com a exposição é provocar um atravessamento. A encruzilhada simboliza escolhas, encontros e caminhos, e é exatamente isso que essas entidades representam. Fotografar Exú, Pombagira e os Mestres da Jurema é reconhecer a potência espiritual, cultural e ancestral que existe nos terreiros e que resiste ao tempo, apesar do preconceito”, destaca a artista.

Com imagens que transitam entre o sagrado e o profano, a exposição convida o público a refletir sobre ancestralidade, identidade, memória coletiva e pertencimento, unindo arte, espiritualidade e território.
A curadoria de Dayane Fidelis contribui para construir uma narrativa visual que valoriza os saberes tradicionais e as expressões contemporâneas das culturas afro-brasileiras.
Para a supervisora do Museu da Imagem e do Som de Alagoas, Jinny Mikaelly, receber a exposição reitera a vocação do Misa para a difusão e preservação cultural. “O Misa se consolida como um lugar de encontro entre memória, arte e diversidade. ‘Encruzilhada’ amplia esse diálogo ao trazer uma temática profunda, necessária e potente, aproximando diferentes públicos e consolidando o museu como um espaço aberto à pluralidade cultural alagoana”, pontua.
O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).
Serviço:
Exposição “Encruzilhada – Um encontro com o povo da rua”, de Carolina Thalassa
Visitação: até 30 de janeiro, de segunda a sexta, das 8h às 16h.
Local: Museu da Imagem e do Som de Alagoas, em Jaraguá
Entrada Gratuita
















