Pérola Negra promete desfile rico na volta ao Grupo Especial com homenagem à cultura cigana: ‘Fiz promessa’, diz carnavalesco

Pérola Negra vai fazer um tributo ao povo cigano em sua volta ao Grupo Especial do Carnaval 2020. Segundo o carnavalesco Anselmo Brito, para abrir “o grande baú da história desse povo que traz consigo tantas lutas, mas é acima de tudo alegre, festeiro e devoto”, a escola promete uma viagem começando pela Índia, mas usando pandeiros e castanholas.

“Vamos celebrar e aplaudir a importância desse povo, que também chegou ao Brasil nas caravelas portuguesas como escravos e foram grandes bandeirantes a desbravar o Brasil. Com essa celebração de fé e cultura vamos fazer esse grande tributo e reconhecimento a esse povo que foi perseguido e merece nosso respeito. O Pérola explode o coração de alegria de falar do povo cigano!”, afirmou Anselmo ao G1.

A tradicional escola da Vila Madalena, fundada em 1973, foi campeã do Grupo de Acesso em 2019 e agora desfila no Grupo Especial.

  • Que dia cai o carnaval em 2020? Veja as datas!
  • Confira a ordem dos desfiles
  • Veja o calendário dos ensaios técnicos
  • Saiba quem são as musas do carnaval de São Paulo

    De acordo com o carnavalesco, o enredo foi fruto de uma promessa dele em um momento difícil.

    “O enredo foi concebido em tributo a Santa Kali, a santa negra do povo cigano, e foi concebido no momento mais difícil da minha carreira. Fiz promessa por ser devoto dela e prometi que se naquele momento tão difícil eu pudesse atravessar o oceano em busca de abrigo e na hora do desespero ser atendido, faria um grande tributo à cultura cigana. ”

    A presidente Sheila Monaco está empolgada com a volta ao Grupo Especial.

    “A nossa escola merece ser campeã pois foi com muita luta e garra que conseguimos superar as dificuldades e obstáculos em 2019, e assim fomos campeã do Grupo de Acesso! Estamos voltando para o Grupo Especial com ainda mais força, para realizarmos um lindo desfile”, afirmou ao G1.

    Samara Carneiro é rainha de bateria pelo segundo ano consecutivo. Ela foi pé-quente em sua estreia em 2019 e sai agora com a escola no Grupo Especial.

    “Minha estreia no Pérola foi o máximo! Encarei com muita alegria, samba no pé e sorriso no rosto, sempre com a positividade de campeã. Acho que isso tudo nos torna pé-quente. Frio na barriga sempre dá, isso é inevitável, mas quando se está à frente da bateria, assim que passa a faixa amarela, todo o medo termina e vira coragem e determinação”, afirmou ao G1.

    O time de musas ainda tem Joyce Rocha e será completado pela musa dos destaques de chão Mariah Fernandes, que é transexual.

    “Acho muito legal estar no carnaval, mas não é fácil ser uma mulher trans no Brasil. As pessoas te julgam, são preconceituosas, te apontam o dedo. Fui muito bem recebida na escola, o carnavalesco Anselmo me abraçou de braços abertos. Minha fantasia está ficando linda, será um tributo à beleza e ao poder da grande Cleópatra”, disse ela ao G1.

    Veja a letra do samba:

    Bartali Tcherain – A estrela cigana brilha na Pérola Negra

    Sou eu filho do oriente
    Sob a luz do luar… Valente
    Mesmo perseguido não irei me curvar
    Carrego meus costumes e heranças
    A esperança sempre foi motivação
    Se a vida insiste em dor e sofrimento
    Levo na bagagem o talento que condena a inquisição
    No velho continente, ” marquei” toda essa gente
    Minha cultura aos quatro cantos florescia
    Paixão que fez raiz em Andaluzia

    Gira cigana, saia rodada
    O seu bailado, acende a fogueira
    Tem castanholas, violinos e pandeiros
    É festa pra dançar a noite inteira

    Na palma da mão destino traçado
    Presente e futuro, nos leva ao passado
    Energia reluz no cristal
    A carta da sorte espanta o mal
    Sou um bandoleiro vagando na vida
    Coberto de ouro, paixão colorida
    Nas minhas andanças de longas jornadas
    Cheguei ao Brasil

    A vera cruz de encantos mil
    Rogai por nós, oh Santa Sara
    Olhai por nós… salve a cigana Madalena
    A nossa voz

    Sou a força do bem, emoção que irradia
    A estrela da sorte é a luz que me guia
    Minha Pérola é a escola que eu amo
    Joia rara do samba e do povo cigano

    CREDITOS: G1.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/6/f3/21/issoenoticiaal/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353