Ufal vai transformar luz solar em energia elétrica com miniusina

Luz solar vai ser transformada em energia elétrica na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) nos próximos anos. A reitoria da Ufal, Valéria Correia, em reunião com a Equatorial Energia de Alagoas nesta terça-feira (24), definiu que o cronograma da obra vai ser apresentado em janeiro de 2020.

A energia solar produzida na Ufal vai gerar energia elétrica para o Campus Maceió, local em que a estação energética estará instalada. A geração de energia na Ufal vai permitir que a Universidade reduza gastos com energia elétrica.

O projeto da Ufal foi aprovado em um edital de Eficiência Energética e Minigeração em Instituições Públicas de Educação Superior da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), garantindo o investimento de R$ 2 milhões da Aneel para eficiência energética.

 “Essa foi uma ótima notícia para a comemoração natalina da comunidade universitária. No próximo dia 9 de janeiro, às 10h, a direção da Equatorial virá ao Campus A. C. Simões para apresentar todo o planejamento da instalação da miniusina, com os prazos, e vamos visitar o local onde a obra será construída, representando uma importante economia em energia elétrica para a Universidade”, disse a reitora da Ufal.

A miniusina solar fotovoltaica da Ufal vai ser construída ao lado do Fórum Universitário, logo na entrada do Campus A.C.Simões. O espaço também vai servir para o desenvolvimento de estudos científicos para pesquisadores e alunos da graduação e da pós-graduação na área de co-geração solar fotovoltaica. Um dos cursos beneficiados com o projeto é de Engenharia de Energias Renováveis, que faz parte do Centro de Ciências Agrárias (Ceca).

O projeto de pesquisa da miniusina está orçado em R$ 1,16 milhão e a equipe é liderada pelo professor Márcio André Araújo Cavalcante, coordenador do curso de Engenharia de Energias Renováveis e pesquisador do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV) da Ufal.

O projeto envolve mais seis pesquisadores, entre doutores e mestres, dois alunos de mestrado e sete alunos de graduação de três cursos de engenharia e suas respectivas unidades acadêmicas: Engenharia Civil, do Centro de Tecnologia (Ctec); Engenharia da Computação, do Instituto de Computação (IC) e Engenharia de Energias Renováveis, do Centro de Ciências Agrárias (Ceca).


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/6/f3/21/issoenoticiaal/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353