Estudantes de Palmeira dos Índios participam de encontro em Portugal

Os estudantes Romário Henrique da Silva e Valéria Santana da Silva, da Escola Estadual Humberto Mendes, do município de Palmeira dos índios, tiveram sua pesquisa selecionada para participar de um dos principais congressos científicos do mundo voltado para a juventude, o Youth Science Meeting (YSM), que será realizado no período de 24 a 31 de julho na cidade de Lisboa, em Portugal.

O projeto dos alagoanos foi selecionado pela Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) e chegou a ser apresentado em um Fórum de Ciências realizado na Colômbia. Agora o desafio é impressionar os jurados no evento internacional que conta com trabalhos de alunos de outros 18 estados brasileiros.

O idealizador do projeto, Romário Henrique, conta que elaborou uma pesquisa para saber como a população de Palmeira dos Índios, cidade localizada no agreste alagoano, se comportava em relação à doação de órgãos. O rapaz percebeu que apenas 34%, dos 800 entrevistados, da pesquisa se declararam doadores de órgãos. O resultado impulsionou uma campanha de conscientização que durou oito meses. “Fizemos campanhas de conscientização no rádio, nas comunidades escolares, realizamos panfletagem e levamos palestras de especialistas para esclarecer a população acerca da importância da doação de órgãos”, conta o estudante.

O resultado do trabalho foi demonstrado com os números. Após nova pesquisa, o interesse pela doação de órgãos alcançou 60%. “Acredito que o fator desinformação era o maior empecilho. Com o trabalho conseguimos quebrar alguns tabus”, completou o estudante.

Romário conta que inicialmente tiveram dificuldades em conseguir patrocínio para custear a viagem para Lisboa, mas conseguiram o apoio que precisavam junto ao Governo do Estado.

Para Romário, Valéria e a orientadora Geórgia Silva Emery, o que falta agora é arrumar as malas e seguir rumo a maior troca de experiências de suas vidas.

Sobre o Evento

Criado em 1982, o Youth Science Meeting é um dos fóruns científicos juvenis mais tradicionais e conceituados internacionalmente. Evento organizado pela Associação Juvenil de Ciências, filiada à Federação Portuguesa de Associações e Sociedades Científicas e um dos membros fundadores do MILSET (Mouvement International Pour le Loisir Cientifique et Technique). O evento conta com apoio da Fundação Calouste Gulbekian, da Associação Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, UNESCO e da Universidade do Lisboa. Desde 2012, a Rede POC é a responsável pela seleção dos estudantes brasileiros.

Ao todo, 307 projetos de todo o Brasil participaram da seleção do YSM, por meio da Rede POC.

Fonte: Alagoas24Horas

Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/6/f3/21/issoenoticiaal/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353