Cidades da região de Sorocaba ainda sofrem com falta de energia, seis dias após temporal

Moradores de Araçoiaba da Serra, Salto, São Roque e Salto de Pirapora (SP) ainda relatam falta de energia nas casas. CPFL garante que situações são pontuais e serão resolvidas na manhã desta quinta-feira (9).

Alguns moradores de cidades na região de Sorocaba (SP) continuam sem energia desde sexta-feira (3), quando o temporal atingiu o estado de São Paulo.

Segundo a CPFL, que é responsável por fornecer energia a estes municípios, os casos são pontuais e serão resolvidos ainda na manhã desta quinta-feira (9). Em nota, a companhia informou que “a situação está normalizada e sem registros de ocorrências relacionadas ao temporal”.

Em SaltoAraçoiaba da SerraSão Roque e Salto de Pirapora (SP), moradores, principalmente das zonas rurais, afirmam que permanecem sem energia elétrica e sem previsão de restabelecimento do serviço.

Uma moradora de Salto de Pirapora relata que metade do bairro dela, o Jardim Boa Vista, está sem energia há seis dias. Ela enfrenta dificuldades com o padrasto, que necessita de cuidados especiais.

“Meu padrasto é recém-operado de um câncer e está com está com sonda. Está difícil cuidar dele sem energia em casa. No bairro, tem uma senhora que faz uso de insulina e perdeu todos os medicamentos por falta de refrigeração”, relata Janaína Zuccarello.

Moisés Almeida, que também mora em Salto de Pirapora, enviou um vídeo à TV TEM afirmando que está sem energia desde sexta-feira.

“Perdemos tudo que tinha em freezer, tudo que tinha na geladeira. Hoje, eu não posso mais comprar nada que vá em geladeira, porque vai estragar. E o pior de tudo: eu passei um dia todo na CPFL e não temos informação nenhuma. Tem muita gente aqui”, relata.

O produtor rural Manuel Hermida planta cogumelos em São Roque e teve perdas na plantação.

“Já vai dar uma semana sem energia. Obrigado, CPFL, mais um dia de trabalho jogado fora. Nossa geladeira já era”, lamenta.

Morador de Porto Feliz (SP) precisou comprar sacos de gelo para não perder medicamentos da esposa, que é diabética — Foto: Rodrigo Santos/TV TEM

Morador de Porto Feliz (SP) precisou comprar sacos de gelo para não perder medicamentos da esposa, que é diabética — Foto: Rodrigo Santos/TV TEM

Em Porto Feliz (SP), 50 famílias que estavam sem energia no condomínio Recanto dos Bandeirantes tiveram a situação resolvida na noite de quarta-feira (8), mas ainda contabilizam os prejuízos por terem ficado cinco dias sem energia no bairro.

“A gente tinha frango, tinha tudo. Teve que jogar tudo fora”, conta Francisca Nunes, moradora do condomínio.

A esposa de Duílio Mello é diabética e usa insulina. Para não perder os medicamentos, a família precisou comprar sacos de gelo. “Foi R$ 30 a 40 de gelo por dia para poder manter”, conta.

Luiz João dos Santos, comerciante, fechou o espaço de lazer durante o fim de semana e teve que jogar alimentos fora. “São cinco caixas de salgados que precisei jogar porque estragou.”

Em Sorocaba, a prefeitura informou que atendeu cerca de 750 pontos que tiveram problemas com quedas de árvores após o temporal.

Segundo o Executivo, as equipes trabalham nesta quinta-feira para retirar galhos de árvores das vias e fazer limpeza em locais necessários. A prefeitura afirma que o fornecimento de água e energia elétrica da cidade voltaram à normalidade.

Moradores ficaram dias sem energia após temporal em Sorocaba — Foto: Manuel Garcia/Arquivo pessoal

Moradores ficaram dias sem energia após temporal em Sorocaba — Foto: Manuel Garcia/Arquivo pessoal

créditos: g1


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/6/f3/21/issoenoticiaal/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353