Tocantins quer realizar maior feira agro do norte do país pela internet

Secretaria de Agricultura estuda forma de manter o evento para maio migrando a programação para o meio virtual. Antes, previsão era de que ela fosse adiada para o segundo semestre.

A Secretaria Estadual de Agricultura (Seagro) informou nesta quinta-feira (16) que pretende realizar a edição 2020 da Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins) pela internet. Os técnicos da pasta estudam a melhor forma de manter a programação migrando os eventos para o meio virtual. A Agrotins é o maior evento do segmento agro em todo o norte do país.

A previsão inicial era de que o evento fosse realizado entre 5 e 9 de maio, mas com a crise do novo coronavírus, o Palácio Araguaia chegou a anunciar o adiamento para o segundo semestre. A ideia agora é que a data seja mantida com a mudança para a feira ‘online’.

A expectativa é que as palestras e a apresentação de novos produtos e ideias sejam realizadas através de videoconferências. Ainda está em estudo uma forma de manter as vitrines agrícolas, que normalmente são montadas no local da feira e usadas para expor novas plantas, grãos, animais e técnicas para o produtor rural.

Agrotins é a maior feita do segmento no estado — Foto: Reprodução/TV AnhangueraAgrotins é a maior feita do segmento no estado — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Agrotins é a maior feita do segmento no estado — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse (DEM), disse que determinou a mudança porque o agronegócio é a base da economia do estado e não pode parar. Carlesse já tinha liberado a realização de leilões de gado com algumas restrições sanitárias e também emitiu um decreto autorizando prefeituras e liberarem o funcionamento do comércio.

No ano passado, a feira movimentou cerca de R$ 2,5 bilhões em negócios e atraiu mais de 100 mil visitantes. Este ano, o tema da feira é ‘Cerrado Sustentável’. A ideia é que as discussões sejam direcionadas a problemas comuns dos estados que compõem o Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), que são considerados a nova fronteira agrícola brasileira.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/6/f3/21/issoenoticiaal/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353